Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

logística Transportes

Gestão de Frota: Economia e mais agilidade na suas entregas

Há alguns anos as evoluções tecnológicas aconteceram de tal maneira que todos os setores sofreram uma revolução. Desde a estrutura de programação até o atendimento no pós-venda.

A era digital movimentou todo o processo produtivo de grande parte das empresas nacionais e internacionais. Até pouco tempo atrás falávamos sobre sistemas e planilhas e hoje incluímos robótica, simuladores e inteligência artificial em etapas do processo.

Porém, toda transformação ou renovação precisa passar por um processo de adaptação e compreensão. E nos processos logísticos, uma mudança extremamente positiva pode trazer consequências negativas se não tiver a estrutura adequada.

É extremamente necessário implantar uma eficiente gestão e um planejamento de adequação com as novas ferramentas e visões da nova era tecnológica.

Muitos empreendedores não sabem o que é gestão de frota e como aplicar esta estratégia em suas empresas. Nós viemos explicar como tudo isso funciona e quais benefícios uma excelente gestão pode trazer para sua empresa e para o seu caixa!

A gestão de frota é uma função onde o profissional responsável fica encarregado do gerenciamento dos veículos da empresa, próprios ou não, especialmente caminhões. Essa pessoa fica encarregada de organizar e acompanhar todos os processos relacionados à frota de caminhões da empresa.

Uma das principais atividades do Gestor de Frota é analisar dados reais e concretos para assim estruturar seu planejamento e direcionar sua estratégia. Todos esses dados precisam apresentar informações que realmente ajudem a entender o progresso da frota.

Desse modo, tudo que afeta diretamente as operações de transporte pode ser usado para maximizar a vida útil da frota e, igualmente, entender quando é a hora de “aposentar” algum veículo.

Alguns exemplos de dados importantes incluem:

  • quais veículos compõem a frota;
  • qual a situação atual de cada um;
  • como está o gasto mensal para cada veículo;
  • com que frequência é feita a manutenção preventiva;
  • quantas vezes houve necessidade de manutenção corretiva.

Não se trata apenas de organizar e realizar melhorias na frota de caminhões, a gestão de frotas também é responsável pela avaliação dos motoristas e pela manutenção e desempenho dos caminhões.

Todos esses processos desempenham um papel fundamental na produtividade e nas despesas. O gestor deve estar sempre atento a todo tipo de situação operacional ou não, visando ao aumento nos lucros dos negócios da empresa.

Muito mais que vantagens para o seu bolso, fazer a gestão de sua frota de forma correta beneficia também a parte operacional. O acompanhamento da quilometragem rodada por cada veículo, a maneira que cada motorista dirige, o quanto de combustível foi gasto, cada um desses dados pode ser um indicador (negativo ou positivo) para mudar a forma de executar certas tarefas ou de redefinir alguns processos logísticos.

Além de contratar um bom gestor de frota, lembre-se de adquirir um software de análise de dados alinhado com todos os setores da sua empresa, pois sabemos que no setor logístico, tudo deve funcionar como uma engrenagem, para que todos os processos ocorram da melhor forma.