O que é logística?
Por logística se entende um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. Nos dias de hoje, no entanto, o conceito de logística foi ampliado e abrange conhecimentos de outras áreas como engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.
Visando satisfazer a demanda dos clientes ao menor custo possível, a logística faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo. Para tanto, agrupa todas as atividades ligadas à posse e movimentação dos produtos nas organizações:
- previsão da demanda
- gestão de estoques
- transportes
- armazenagem
- design de redes de distribuição
- e outros
Ao longo do tempo, a logística vem evoluindo, passando de ações isoladas para ações sinérgicas. Baseado nisso, podemos entender melhor os conceitos de logística empresarial, logística integrada e logística reversa, abordados abaixo.
Conceito de Logística Empresarial
A logística empresarial surgiu com o objetivo de melhorar a qualidade da operação dos negócios, com foco na experiência do cliente e na redução de custos. Quanto mais complexa a atividade da empresa, maior a necessidade de organizar de forma sistemática as etapas que envolvem o processo de produção.
Na prática, a operação da logística empresarial envolve conceitos-chave como a cadeia de suprimentos (supply chain), gestão de frotas, jornada dos motoristas, gestão de estoque, modais de transporte, contato com fornecedores, etc.
A aplicação desse conceito já é realidade em empresas dos mais diferentes portes e segmentos, com vistas a alcançar um diferencial competitivo num mercado cada vez mais complexo.
Conceito de Logística Integrada
Como o próprio nome sugere, ela representa a integração de todo o processo logístico, da origem dos produtos às mãos do consumidor final. Tais processos são integrados em sistemas que aumentam a eficiência das ações empresariais e melhoram seus resultados. O fluxo logístico, bem como as atividades gerais que o envolvem, são coordenados através desses sistemas inteligentes, com o intuito de oferecer o melhor para um consumidor que se mostra cada vez mais exigente.
A equipe de logística integrada é responsável por planejar, implementar e controlar todos os passos, tornando os processos mais simples e ágeis, prevenindo falhas e aumentando a eficiência. Um trabalho extremamente importante quando se pensa no contexto atual de mercado.
Conceito de Logística Reversa
De uma forma geral, logística reversa (ou inversa) é a área da logística que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno dos bens produzidos após sua venda, uma de suas aplicações é controlar políticas de devolução e troca de produtos, por exemplo. A recolha de alguns tipos de lixo reciclável, seria um outro exemplo.
Seguindo o caminho inverso da logística comum, o foco aqui é o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, visando principalmente a preservação ambiental. Ao implantar uma logística reversa que ainda seja lucrativa, a empresa consegue alcançar não apenas sustentabilidade ambiental, mas também econômica.
Enquanto a logística comum visa um conjunto de estratégias para entregar os produtos da forma mais barata e ágil possível, a reversa planeja, opera e controla o recolhimento desses produtos.
Desafios da Atualidade
A globalização, somada às inovações tecnológicas, desenvolvimento econômico e crescente competitividade, obrigam as empresas a buscarem formas de se destacar onde já atuam e também a explorarem novos mercados. Nesse sentido, as inovações do setor logístico se colocam como grandes aliadas das empresas.
Proporcionar uma boa experiência de compra a clientes cada vez mais exigentes por qualidade, bons preços e atendimento personalizado, é um dos principais desafios dentro de uma empresa. Aqui, mais uma vez, a logística aparece como um setor a ser explorado, visando reduzir custo, agilizar processos e impulsionar o relacionamento com o cliente de forma eficiente.
Quando sua empresa planeja bem a operação logística, testando e aprimorando soluções e sistemas, está investindo em uma melhor experiência de compra para seus clientes e, consequentemente, em maior crescimento.
fonte: http://www.maispolimeros.com.br/2019/06/03/conceito-de-logistica/